Item adicionado ao orçamento


Sobre a NR-12

Com a intenção de auxiliar nossos clientes a reconhecer, entre os inúmeros fabricantes de prensas enfardadeiras do mercado, os equipamentos que realmente atendem à norma NR-12, elaboramos um pequeno guia instrutivo sobre essa norma. Um pouco mais abaixo, nesta mesma página, há uma lista contendo os itens exigidos pela NR-12 e que devem obrigatoriamente constar nos equipamentos. Confira:

O que é a NR12?

A Norma Regulamentadora Nº 12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização, fabricação e comercialização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Qual o risco de adquirir uma prensa que não atende à NR-12?

As penalidades por possuir uma Prensa Enfardadeira que não atende à regulamentação são pesadas, pois essa atitude põe em risco a saúde e integridade física do trabalhadores.

Proprietários de Prensas que não atendem à NR-12 estão sujeitos a multas de valor elevado e embargo ou interdição (paralisação) total do estabelecimento, setor de serviço ou equipamento.

Como me proteger e ter certeza de que minha Prensa Enfardadeira atende à NR-12?

Antes de adquirir uma Prensa Enfardadeira, é de extrema importância observar e questionar os fornecedores sobre a norma e os itens que a compõem. É importante também, sempre que possível, realizar uma visita ao fornecedor e fazer uma inspeção no equipamento in loco, preferencialmente acompanhado de técnico dotado de conhecimento sobre a NR-12.

Desconfie de preços muito baixos para equipamentos de capacidades equivalentes. Grandes diferenças de preços podem significar diferenças ainda maiores de qualidade ou desrespeito às normas de segurança e ao cliente!

Para evitar que nossos clientes e amigos sejam lesados de alguma forma, elaboramos um pequeno guia contendo os itens que devem acompanhar, obrigatoriamente, a Prensa Enfardadeira para que esteja em conformidade com a Norma Regulamentadora Nº 12. Você pode acessá-lo mais abaixo nesta mesma página ou baixá-lo clicando aqui.

Você pode também acessar a versão completa da norma no website do Ministério do Trabalho e Previdência Social, em especial o anexo VIII, que trata sobre a normatização de Prensas e Similares.

Quais itens devo exigir de meu fornecedor para que minha Prensa se enquadre totalmente à NR-12?

Para se enquadrar totalmente à norma NR-12, as Prensas Enfardadeiras devem apresentar:

  1. Laudo Técnico e ART do equipamento validada por engenheiro de segurança;
  2. Projeto, diagrama ou representação esquemática do sistema de segurança;
  3. Enclausuramento da zona de prensagem e partes móveis, com proteções fixas ou móveis, monitoradas por sensores e relés individuais (um relé individual para cada sensor), configurando categoria 4, não permitindo o ingresso dos dedos e mãos nas zonas de perigo, e permitindo a utilização do equipamento exclusivamente com ferramenta fechada (em síntese: todas as portas devem conter sensores à prova de fraude, monitorados individualmente por relés de segurança, sendo um relé individual por porta);
  4. Comandos bimanuais monitorados por CS-D e com controle de simultaneidade, categoria 4;
  5. Bloco hidráulico de segurança ou sistema composto por válvulas de retenção de mesma eficácia, que impeçam a queda do martelo em caso de falha no sistema hidráulico;
  6. Rearme manual que impeça o funcionamento acidental em caso de falha ;
  7. Sistema de retenção mecânica monitorado, que suporte o peso do martelo e da parte superior da ferramenta para travar o martelo em caso de manutenção, troca ou ajuste da ferramenta;
  8. Manual de instruções do equipamento conforme item 12.125 da NR-12;
  9. Dispositivo de parada de emergência monitorado por relé individual, categoria 4;
  10. Painel e dispositivos elétricos de acordo com NR-10:
    • Chave Seccionadora com bloqueio mecânico, instalada de forma a impedir a abertura do painel quando energizado;
    • Comandos do operador energizados em até 24V;
    • Contatoras em série para detecção de fases positivavente guiadas em ligação de redundância;
    • Motor elétrico com dispositivo de segurança.
  11. Links úteis:

    NR-12: Site do Ministério do Trabalho e Previdência Social

    Anexo VIII: Prensas e Similares - fonte: site do Ministério do Trabalho e Previdência Social

    NR-10: Site do Ministério do Trabalho e Previdência Social


Whatsapp Horiz Equipamentos Whatsapp Horiz Equipamentos